CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDICINA DE ABRIGOS
Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo

OBJETO:

Trata-se de curso de capacitação para compreensão da ciência de medicina de abrigos.

JUSTIFICATIVA:

A Medicina de Abrigos é a área da medicina veterinária dedicada ao estudo dos fatores que influenciam a manutenção de animais no coletivo para promover a melhor qualidade de vida de animais abrigados ou outras instalações dedicadas a encontrar-lhes novos lares. Essa área foi reconhecida formalmente pela American Veterinary Medical Association (AVMA) como uma especialidade em 2014. Ela combina estratégias e princípios dos cuidados da saúde individual com as necessidades da população daquele microambiente.

Discrepando expressivamente dos padrões internacionais, embasados em uma literatura consistente, os abrigos no Brasil possuem diversas particularidades, tornando complexo o estabelecimento de protocolos. Além disso, não existem estudos nacionais sobre o número de abrigos no país, nem o número de animais abrigados, sem informações sobre o perfil dos animais abrigados, sem relatos sobre os manejos realizados nos abrigos e se existe o conhecimento dessa ciência dos colaboradores atuantes na área. Dessa forma, com esse curso, será possível dar subsídios para gestores, funcionários e profissionais atuantes para fornecer maior qualidade de vida aos animais, compreender o papel da ONG na sociedade e na saúde pública, saber aplicar os conhecimentos específicos e protocolos de abrigos, diminuir o número de abandonos e devoluções de animais às ruas, refletindo diretamente em problema de saúde pública.

OBJETIVO DO CURSO:

O objetivo do curso é capacitar médicos-veterinários, gestores e funcionários de abrigos públicos, privados ou mistos sobre os fundamentos da ciência Medicina de Abrigos.

METODOLOGIA DO CURSO

O Curso será elaborado em formato de educação à distância (EAD) durante 10 semanas através da plataforma virtual Hotmart. O curso será composto por 09 módulos, ocorrendo um por  semana, totalizando 41 vídeo-aulas. A primeira semana será destinada para a ambientação dos participantes com a plataforma e compreensão do histórico e introdução ao tema. As aulas serão ministradas por profissionais nacionais e internacionais renomados da área, fazendo uso de diferentes recursos didáticos como videoaulas e material complementar. A carga horária total corresponde a 40 horas.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES E PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO CURSO CLIQUE AQUI

Metodologia